Saturno V3

Saturno foi o modelo que me colocou no voo livre e dispertou meu encanto por essas maquinas que voam sem piloto.

O V3 foi a terceira tentativa de criar um modelo que fosse sobre tudo confiavel, depois capaz de planar bem e por fim subir bem. Para isso 3 grandes fatores foram empregados

1. O leme invertido faz que o escoamento produzido pela helice induza curva `a direita, assim quanto mais tracao, mais fechada fica a curva permitindo trimagem direita-direita. Isso eh relevante para manter o modelo dentro da termica, desde o inicio da subida.

2. O aerofolio com bastante camber reduz a velocidade planeio o que diminui o impacto da helice roda-livre

3. A fuselagem longa permite variacao de comprimentos de borracha e posicao da asa. Assim motores de 3 loops de 1/8 podem ser usados em dias com vento e 5 loops de 1/16 podem ser usados para voos longos em dias mais calmos.



O modelo eh facil de ser construido abaixo dos 40g minimos e pode ser desmontado para transporte. O sucesso foi grande, na primeira competicao o modelo se sagrou campeao nacional Argentino. Defendeu o titulo no ano seguinte e no terceiro ano 4 dos 5 primeiros competidores voaram o Saturno. Depois da primeira vitoria no nacional da Argentina o modelo foi publicado pela El Aeromodelista

Minha ultima competicao com um V3 foi em Lost Hills onde voei 7 maximos, 3 de 2minutos e 4 com icrementos de 30s logo o ultimo foi 4 minutos. O modelo eh muito bom! (photos by Jim M.)






Postagens mais visitadas deste blog

Entendendo o projeto do Tera

Casa Aerobrás

Testando o primeiro prototipo do Tera V5

Enigma F5J

Voando o Tera V5 SN5002

Volo F5J

Anônimo E minitermico

Cross - Minitermico

Pupul