Cross - Minitermico

 O Cross nasceu como a intencao de criar um E-minitermico de construcao simples que pudesse voar com desempenho comparavel ao modelos de balsa.


Eu fiz o desenho baseado nas expriencias anteriores, em especial no Simplex que ja usava uma asa de isopor. A fuselagem eh de isopor denso com reforcos de vareta de fibra de vidro e tao pequena quanto possivel para este tipo de construcao, toda arredondada de fabrica.

A cauda tem aerofolio simetrico, tanto o estabilizador horizontal quanto o vertical, garantindo boa resposta aos comandos e alta estabilidade sem grandes prejuizos em arrasto. Ambas as superficies sao reforcadas com varetas

A asa usa um perfil especialmente feito para construcao em isopor, recebe varetas de fibra de vidro em baixo e em cima e eh entelada com fita adesiva


O Renato Bozz construiu o primeiro prototipo e ficou lindo! Em seguida, enviou ao Mauro no Rio para testes. Como todo prototipo alguns pontos podem ser melhorados mas foram muito poucos: 

 - O CG ficou na medida exata usando comandos pull pull, assim modifiquei a posicao da asa para permitir pushrods.

-O perfil fino da asa foi deformado pela aplicacao da fita. O Mauro ajeitou como pode, O Renato vai bolar uma nova forma de aplicar.

O modelo pesou 310g e esta com servos de 5g o que quer dizer carga alar muito baixa, boia uma maravilha. Para dias com vento o modelo deve ser lasterado para 400g ou mais. 

Esses foram os comentarios do Mauro (fa de carteirinha dos perfis AG) sobre o voo:

[21:55, 11/04/2021] MAURO PLANADOR: 99%, gostei bastante, o modelo é fácil de voar, todo mundo voou, adorou e todos ficaram impressionados com a facilidade de var, lembra muito o voo do famoso e antigo Gentle Lady, voo lento , boiador e sem susto...Aliás, fiquei brincando com ele fazendo 8 na horizontal em um box de uns 10 metros no máximo, gira apertado sem estolar, e fiz pousos todos na mão e um deles, sentado na sombra na cadeira, sem estresse.... Eu recomendaria muito o modelo, principalmente para quem voa mal, pois o modelo voa sozinho ...  A pergunta que não quer calar ... Vai lançar a versão em balsa ??? Vai bombar !!!!!!!!

[21:56, 11/04/2021] MAURO PLANADOR: Ah, o 1 %, pra não dar o braço totalmente a torcer... é só por não ser um perfil AG....AHAHAHA !!!!





Postagens mais visitadas deste blog

Entendendo o projeto do Tera

Casa Aerobrás

Testando o primeiro prototipo do Tera V5

Enigma F5J

Voando o Tera V5 SN5002

Volo F5J

Anônimo E minitermico

Pupul