Calendario do Advento > Super modelo Dr. Tarr


O Dr. Tarr é um planador RC da categoria F5J, tem 2.6mts de envergadura e 1.1mt de comprimento, cauda em “V” e aproximadamente 800gr de peso em ordem de voo, a asa divide-se em três partes para transporte.

Sua primeira versão possuía 2.5mts, construção da fuselagem em fibra de vidro e asa também em fibra de vidro com a técnica de vacuum bag. Apesar da pequena envergadura comparado com modelos importados de 4mts obteve muitas vitórias e resultados de destaque  em diversas competições. 

Os excelentes resultados alcançados incentivaram o construtor (Marcio Beraldo) a investir em uma nova versão agora com 2.6mts de envergadura, nova fuselagem em fibra de carbono e asas totalmente moldadas utilizando materiais  nobres como o Carbo Weave (última palavra em materiais para construção de aeromodelos). As novas técnicas de construção eliminam muito do trabalho artesanal e padroniza os processos construtivos, garantindo que cada modelo seja igual ao anterior no que diz respeito ao acabamento e estrutura.

No entanto o domínio dos novos processos construtivos exigiu grande investimento em termos de recursos e tempo, o que causou a paralisação da construção por algum tempo, mas superadas as dificuldades o modelo está em fase final de desenvolvimento, restando a construção de algumas ferramentas e gabaritos, e em breve serão aceitas novas encomendas.

No link abaixo podem ser visualizadas fotos e vídeos dos primeiros protótipos e etapas construtivas.

 https://photos.app.goo.gl/pBPhCWWDv9WYRpTZ6

Dr Tarr – de onde vem o nome:

O nome do planador é uma alusão a um personagem de um conto de Edgar Alan Poe, poeta norte americano nascido em 1809. Em um resumo bem grosseiro o conto (The system of Dr. Tarr and Professor Fether) trata de uma instituição de tratamento mental onde os pacientes tomam o controle do lugar, confinando os médicos e enfermeiras e substituindo o sistema antigo de tratamento pelo sistema do Dr. Tarr e Professor Fether. 

Mas o que realmente inspirou o nome do planador foi a música do conjunto Alan Parsons Project, que em seu álbum Tales of Mystery and Imagination (uma homenagem aos contos de Edgar Allan Poe), possui uma trilha chamada Dr.Tarr and Professor Fether.

Embora o conto seja muito interessante a música é certamente mais agradável de ouvir e em seu refrão diz: “Just what you need to make you feel better” ou “Exatamente o que você precisa para se sentir melhor”.

Postagens mais visitadas deste blog

Entendendo o projeto do Tera

Casa Aerobrás

Testando o primeiro prototipo do Tera V5

Enigma F5J

Voando o Tera V5 SN5002

Volo F5J

Anônimo E minitermico

Cross - Minitermico

Pupul