Prova do caixote 2015

Essa prova é uma das melhores recordacoes que tenho do aeromodelismo.





Todos os anos o CASA (em Sao Paulo) organiza uma prova em que os modelos devem ser construídos no sabado, com caixotes de cebola, com ferramentas manuais e em equipes de 3 pessoas. Os modelos sao julgados pela aparência e pelo voo que é feito no dia seguinte pela manha.

O Evento é uma grande festa levada no melhor clima pelo pessoal do clube que acolhe os competidores, disponibiliza o espaco e até serve lanche.


Escoteiros do ar se juntam aos times e assim a troca de experiência fica ainda mais rica.
Eu, meu pai e o Roberto Zanasi decidimos participar da edicao de 2015 que comemora os 50 anos do CASA. Algumas equipes se preparam bem, como a Tabajara, que trouxe uma serra para cortar varetas dos caixotes, movida à pedal, que faz muito sentido depois de ver como é dura a madeira!

Nós optamos por construcao mais simples com chapas apenas. Afinadas na plaina, mas num projeto bastante ousado: faremos a esquadrilha da fumaca!


Sim, 3 tucanos! Um preso ao outro se comportando como um único modelo, que no fim das contas é um canard. Usamos um motor CB 25 novo e um tanquinho comum. Meu pai amaciou o motor durante o tempo de construcao e o deixou pronto para rodar.

 Percebemos que se fizessemos um bom "carrinho" com o trem de pouso em alguma hora teríamos velocidade suficiente para voar e por isso fizemos um triciclo.

Preparamos tudo e maos à obra! Gastamos 70% do tempo para montar os modelos e os outros 30% com a decoracao. Acho que ficou legal, lembram bem os Tucanos originais e menos pesados do que eu esperava.


Os concorrentes sao fortes, muitos modelos bonitos e com qualidade que impressiona, ainda mais feitos em 5 horas e com caixotes!!!

Fomos bem avaliados no display estático, mais pela inovacao do que pela execucao e  reconhecemos que havia modelos melhores em beleza.

No dia seguinte o voo. O motor funcionou muito bem, eu soltei o modelo, o Zanasi pilotou com toda a calma que ele merece e a esquadrilha voou! Muitas voltas, até o combustível acabar e pousar em seguranca.

Foi espetacular a visao dos 3 modelos ao mesmo tempo no ar, ainda mais numa configuracao tao peculiar.


Vencemos a prova do caixote 2015! Desmontamos o motor e presenteamos o clube com o modelo para que seja exposto.

Para fechar com chave de ouro, recebemos com honra, a meldalha de primeiro lugar de um dos mais importantes modelistas do país Walter Nutini!







Postagens mais visitadas deste blog

Entendendo o projeto do Tera

Casa Aerobrás

Testando o primeiro prototipo do Tera V5

Enigma F5J

Voando o Tera V5 SN5002

Volo F5J

Anônimo E minitermico

Cross - Minitermico

Pupul