Enigma F5J

O Enigma é a evolucao do Skiff,a mbos projetados e construidos pelo Vladimir Maliuk.

O modelo é oferecido com cauda em cruz ou em V, boom longo ou curto e 3.6 ou 4m. Sao varias opcoes mas a que eu mais gosto é o curto, 3.6m e cauda em V. Esse modelo é muito sensível ao ar e boia bastande, especialmente bom para dias calmos e cortes baixos.

Eu comprei dois modelos em 2017 para a temporada 2018. Montei um e usei no campeonato brasileiro em abril de 2018. O modelo voa maravilhosamente bem e me rendeu o título de campeao, permitindo minha participacao no mundial de F5J de 2019.

Sabendo que a galera do Brasil vem para o mundial resolvemos fazer um pedido grande para a turma. Foram 5 modelos mais o meu e no dia da competicao compramos mais um.

O meu modelo foi feito muito leve, pesando 1139g pronto para voar com CG a 108mm. Usei motor 2919, bateria 3S 650mAh e todos os servos sao KST 08, inclusive os flaps. Apelidamos o modelo de bexigao no mundial e arranquei muitos voos baixos com ele, inclusive o record de corte com 15m. Essa foto é o pouso do voo do record, 9:59, alvo e 15m, difícil de bater e eu nao perderia esse pouso por nada!


A cauda em V e o boom curto fazem o modelo reagir à qualquer mudanca no ar. É um aviao que pede pilotagem constante e por isso essa configuracao nao é indicada para iniciantes.



Postagens mais visitadas deste blog

Entendendo o projeto do Tera

Casa Aerobrás

Testando o primeiro prototipo do Tera V5

Voando o Tera V5 SN5002

Volo F5J

Anônimo E minitermico

Cross - Minitermico

Pupul