Xplorer F3J

Para muitos o Xplorer dispensa apresentações mas para quem não conhece F3J aqui vai:
F3J é a categoria FAI de planadores de térmica. A prova consiste basicamente em lançar, voar o máximo de tempo, e pousar com precisão dentro de uma janela de 10min. Assim, os modelos são lançados imediatamente após a abertura da janela e tentam pousar no último segundo.

O Xplorer é um modelo a NAN models http://www.nanmodels.com/ e foi o modelo que venceu o mundial de 2008 e o campeonato europeu de 2009. O modelo da foto comprei usado pelo rcgroups, e tem 3.5m de envergadura. Uso uma bateria de NiMH de 5 células e 1500mAh, receptor Futaba PCM e servos Airtronics digitais que não conhecia mas que se provaram muito bons!

Voei o modelo esse final de semana usando um hi-start usando 10m de borracha 206 e 70m de linha de nylon 1.40mm. Com vento o modelo sobe bem estica bastante a borracha, sem vento o lançamento se limita a 70m no máximo.

Adorei o vôo dessa máquina, anda menos que o Fazer (meu outro F3J) mas achei mais fácil de rodar térmicas, especialmente as baixas e fracas. Recomendo a todos que tenham a oportunidade que voem e experimentem o que um planador de altíssima performance pode oferecer.

Postagens mais visitadas deste blog

Entendendo o projeto do Tera

Casa Aerobrás

Testando o primeiro prototipo do Tera V5

Enigma F5J

Voando o Tera V5 SN5002

Volo F5J

Anônimo E minitermico

Cross - Minitermico

Pupul