Spinner impresso para o Tera

Criei esse spinner para poder usar no Tera V5, resolvendo assim um dos enroscos dos componentes importados.

Fiz para motores de eixo de 3 a 4mm e hélices Aeronaut, normalmente 7-9x5. Apanhei um bocado para acertar todos os detalhes e construí muitos ate chegar na ultima final. O arquivo de impressão pode ser baixado aqui:

Comecei com as pás da Graupner que eram menores no cubo e logo descobri que elas se tornaram raras no mercado.
Por isso o eixo de rotação era baixo e com 2mm. As pás da Aeronaut pediram eixo bem mais elevado e cubo com 8mm ao invés de 6mm. O eixo se tornou 3mm e os parafusos que fixam o spinner ao motor tambem foram aumentados para M3.

Logo ficou claro que o torque necessario para prender o spinner ao motor era muito alto. Assim roscas no plastico nao funcionavam. Introduzi uma porca, em uma cavidade grande o bastante para ela entrar mas pequena demais para ela girar


Um milhar de brigas por tolerância depois,acertei a cavidade da porca e a altura dos parafusos. A helice contudo ainda operava com atrito assim veio mais uma rodada de arredonda daqui, aumenta dali e reduz acolá.
Muitos spinners depois e 13 versoes de CAD o desenho esta certo e pronto para uso. Rodei no meu Tera sem problemas mas ainda nao girei horas suficientes para saber se resiste aos esforços de fadiga.



Postagens mais visitadas deste blog

Entendendo o projeto do Tera

Casa Aerobrás

Testando o primeiro prototipo do Tera V5

Enigma F5J

Voando o Tera V5 SN5002

Volo F5J

Cross - Minitermico

Anônimo E minitermico

Pupul