Apogee DLG

 Essa asa faz tempo que estava em casa sem fuselagem. Peguei o desenho do Drela (que é obsessivo por peso) ttp://www.charlesriverrc.org/articles/apogeehlg/markdrela_apogeehlg.htm e fiquei feliz em ver que minha asa estava 1g abaixo. Resolvi então converter o modelo para DLG.

Comecei pela cauda, escolhendo uma bela chapa de 1/8" com menos de 90kg/m^3 de densidade, cortei as superfícies e lixei o aerofólio como nas asas de CLG. Por experiência, lixar o aerofólio reduz o peso em 30% no profundor e 20-25% no leme (que não posso afinar tanto as pontas). Dei duas demãos de dope com lixa entre elas e adicionei um carboninho no leme para suportar os pousos. Tentei misturar pó de carbono ao dope no profundor, não sei se ajudou muito mas pelo menos empatei o peso do Drela:

Fiz o pod com a mesma chapa de 1/8" nas lateriais e 3/16" também muito leve no assoalho, lixei tudo e depois adicionei o carbono nas laterais (7g) e colei o boom de carbono 5x4 (5.5g):





De resto, instalei os suportes da asa, os servos (um D-47 e um JR 185) o receptor e a bateria. O tamanho do nariz, alongado 20mm em relação ao original deu bons frutos e não precisei de chumbo. Peso final 107g, 13g a menos que o modelo original, conseguidos basicamente pela diferença de peso do RX...

Postagens mais visitadas deste blog

Entendendo o projeto do Tera

Casa Aerobrás

Testando o primeiro prototipo do Tera V5

Enigma F5J

Voando o Tera V5 SN5002

Volo F5J

Anônimo E minitermico

Cross - Minitermico

Pupul