segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Motores 1/2A


1/2A são motores de 0.049 até 0.09. Adoro brincar com esses musquitinhos que giram sempre mais de 16000 RPM.

Na foto ao lado tem de tudo, motores raros, simples, caros, de competição etc... A maior parte dos motores é da finada COX mas na foto existe também motor FORA, Norvel e AP. Você consegue dizer qual é qual?



 Os motores com venturi frontal ou seja válvula rotativa como a maioria dos motores glow, são da linha Tee Dee, a linha mais potente da COX. Os motores com o suporte para o venturi preto são 0.049 e o vermelho 0.051. Esses motores giram hélices de 5" a mais de 23000 RPM e são excelente para modelos de vôo livre antigos.




Os COX sure start são hoje os mais comuns e os menos potentes virando na casa de 16-17000rpm. Ainda são vendidos por empresas que compram o estoque da cox como esta: http://coxengines.ca/home.php Os de tampa preta foram produzidos pela própria cox e eram motores dos modelos de vcc que a cox vendia, os de tampa cinza são montagens com peças originais. Esses motores usam válvulas tipo diafragma para operar e funcionam bem porém com rotações muito altas a válvula flutua e não permite que o motor gire mais. Repare que um deles tem o bloco fundido e originalmente possui um respirador que eu sempre tiro....

Este é o famoso COX Texaco, usado para eventos de duração de vôo. Esse motor tem mais torque e consome muito menos que os demais, repare como é mais longo. Em geral viram hélices 8x4 por 3min com 5.3cc de combustível, repare o tanque imbutido de 8cc.

Estes dois são parceiros de briga. O motor com carburador RC é o chinês AP 0.061, funciona até que bem mas não chega nem perto do motor original o Russo Norvel 0.061 que tem revestimento cerâmico no pistão. Esse motor é muito leve e também bravo, uns 25% mais potente que os COX.

Este é certamente meu motor mais violento. Um ucraniano Fora 0.061. Esse motor vira uma hélice APC 6x2 a 27000RPM estático e gera mais de 800g de empuxo. O motor é absolutamente fantástico, muito consistente desde que o tanque possua bastante pressão, repare no tamanho do venturi para um motor de 1cc!



Espero que tenha sido útil a leitura!