domingo, 4 de julho de 2010

COX Skymaster - Vuvuzela

 Comprei um kit do Skymaster da COX para ensinar a mulecada de Gavião Peixoto a voar: http://coxengines.ca/product.php?productid=220&cat=24&page=1
 O modelo voa apenas com leme e profundor, usando um motor COX 0.049 sem controle de potência.

 O kit é muito bom, inclui uma lista de ítens que faltam, manual e planta que é bem completa e ajuda bastante a montagem. Montar esse modelo é muito simples já que as peças são cortadas a laser e encaixam muito bem. A balsa é de qualidade impressionante muito bem cortada e nas medidas exatas. Comecei com a fuselagem, como manda o manual. Primeiro colando as cavernas e os reforços nas laterais e em seguida colando-as:







O trem já vem dobrado e deve ser fixado na parede de fogo usando presilhas de nylon. Como eu as não tinha fiz duas com latão de 0.5mm, ficou muito firme!











A cauda é bem simples porém bem pensada, note a direção da fibra nas pontas pare evitar quebras:

A asa não tem segredos, nervuras de 3/32 e longarinas de balsa. O bordo de fuga já vem no formato certo só precisando ser cortado no tamanho desejado. Note a forma de unir as semi-asas, muito bom e forte!

Montando para ver como vai ficar:


Entelado com Oracover transparene e Monokote branco, falta colocar o motor e os servos:
Modelo pronto e voando:











Usei dois servos de 9g, um receptor Hitec 555 e uma bateria de NiMh 4.8V 300mAh. O modelo é muito divertido, me surpreendi com a potência de um COX 0.049. Tive que afogar o motor um monte para poder voar ou o ele subia demais e voava muito rápido. Vou procurar uma hélice maior para tentar diminuir a velociade (estava usando uma COX 5x4) e se encontrar um escapamento. Acho que a mulecada vai gostar!