sexta-feira, 11 de junho de 2010

Nacional - MT

 Finalmente concluí meu modelo para dia calmo porém com térmicas. A fuselagem do modelo é toda de balsa comum de 1/16" com alguns reforços de compensado 0.8mm. Desenhei tudo em AutoCad e enviei para que a madeira fosse cortada a laser. Um belo quebra cabeças... A fuselagem tem longerons em toda a parte de baixo e na região do canopy.

Colei as cavernas, os encaixes feitos com o laser funcionaram muito bem a montagem foi muito simples e direta:
Espaço é sempre um problema nessas fuselagens de competição. As linkagens são de barrinhas de carbono de 1.3mm, os servinhos JR 185 são excelentes para isso, peso 6g, são pequenos e centram muito bem. A bateria é composta de 4 células de 250mAh de NiMH. O receptor um Corona 4ch com cristal (o sintetizado não presta..), pequeno e leve:

A empenagem é muito simples de ser feita, especialmente por ter sido cortada a laser, praticamente como  montar Lego...

Nesta foto é possóvel ver como é feita a linkagem da cauda. A barrinha de carbono é unida a um arame com uma dobra em Z por cola e um termo-retrátil. Usei bracinhos de servos como horns...funcionam bem:


Infelizmente não tenho fotos da montagem da asa mas basicamente é feita com balsa comum, porém com bordo de fuga e capstrips de carbono. A entelagem é feita com Polyspan (tecido de poliester) selado com 3 demãos de dope. A longarina depende muito da resit6encia do chapeado mas também conta com duas tiras de carbono de 5x0.4mm nos painéis centrais:

Modelo pronto para voar, 236g completo e com uma enorme área de asa 28dm^2. O perfil é de desenho próprio, uma tentativa de aumentar o desempenho em relação ao Selig 4083.
Voando no Campeonato Paulista de MT: