Ikarus - MiniGlider - Atualização 1


 Estou construindo o Ikarus, meu modelinho para participar do campeonato postal de MiniGliders http://e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=89833 . No geral, a regra é bem aberta limitando apenas o cabo a 30m e a envergadura a 30 polegadas como as asas de P-30

Comecei pelo que julgo ser o coração de qualquer planador de reboque: o gancho. Sempre tive curiosidade de qual seria a dificuldade de fazer um gancho para reboque circular, ainda mais desse tamanho, no final das contas nada assustador mas trabalhoso...
 A idéia deste gancho é se manter fechado até que a força no cabo seja grande o bastante para vencer a mola e liberar a trava (além do timer). Pivotando todo o conjunto é possível fazer o modelo circular preso ao cabo e ser lançado apenas quando uma térmica for detectada, http://www.youtube.com/watch?v=ugMwGWd2b-g . Fiz um protótipo primeiro com madeira, a maior parte em cedro, para ver se funcionaria o esquema que eu planajava e funciona.

 Prossegui para a construção do gancho definitivo, arrumei algumas sucatas de alumínio 2024 em uma loja em São Carlos, perfeito mas vários outros materiais poderiam ser usados. Cortei a base (usando uma serrinha manual) de uma chapa de 0.8mm e o gancho deslizante e seus trilhos com uma tira de 1.6mmx5mm. Reparem o furo de 1mm feito na base do gancho (faça o furo antes de recortar o gancho com uma fresa e dremel).  Os trilhos são presos na base com parafusos de óculos M1.2 que são vendidos no centro de São Paulo ou conseguidos em óticas. Lápis usado fins de escala...

 Coloquei a parte de cima do gancho, a trava de arame de aço de 0.4mm (pode ser usada corda de guitarra) e a mola também feita com o arame de 0.4mm. Note o gancho na posição de reboque e em seguida na posição de lançamento:

Comparando o gancho com o protótipo fiquei muito satifeito. O mecanismo funciona muito bem, com pouco atrito e pesou 4.4g. A mola abre com uma cargaa de 220g, talvez tenha que colocar uma menos elástica se o modelo puxar o que eu espero:

 Peguei uma asa do prateleira, acertei o tamanho para 30 polegadas e vou aproveitar o profundor de um P30. A asa é muuuito forte porém pesada, 23g sem entelar. Estimo peso final do modelo em 60-65g. Posto mais detalhes no andar do projeto.

Atualização 1:

Continuo trabalhando no modelo, acabei o nariz, acertei o profundor e o boom. Me falta ainda o leme, linkar (incluindo o timer que será viscoso, http://www.a2zcorp.us/store/ProductDetail.asp?Cguid={F468EC73-7D88-4615-8457-39D2A6BE5205}&ProductID=4396 ) e entelar o bixo. Veja a foto do gancho montado na lateral da fuselagem:

Postagens mais visitadas deste blog

Entendendo o projeto do Tera

Casa Aerobrás

Testando o primeiro prototipo do Tera V5

Enigma F5J

Voando o Tera V5 SN5002

Volo F5J

Anônimo E minitermico

Cross - Minitermico

Pupul