sábado, 3 de abril de 2010

Ares

Fiz esse modelo para experimentar a categoria em surgimento Baby Bee 40. A idéia é fazer modelos simples com no máximo 40 polegadas de envergadura e usar motores COX 0.049 comuns (exlcuem-se o Killer Bee e o Tee Dee).  http://aeromodelismovolarlibremente.blogspot.com/2009/08/categoria-promocional-babe-bee-40-nffs.html

O Ares é bem simples, comprei meu motor aqui: http://coxengines.ca/ e esta primeira versão precisa de algumas correções. Percebi do pior jeito possível que os pousos são muito mais violentos devido à alta carga alar o que leva a fuselagem a quebrar se o pouso for em área não gramada. O V2 terá fuselagem maciça ou com reforços de carbono/madeira dura. A asa se provou boa, e a fixação com elásticos salva o modelo das piores porradas. Acredito que o leme deva ser aumentado um pouco assim como o diedro para facilitar a trimagem, mesmo assim o modelo voa bem.

Os testes começaram em casa, aproveitando para me vingar dos meus vizinhos, para ver como o motor funcionava junto do DT de pavio como manda a regra:



O Beto construiu um também, bem detalhado neste tópico: http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=70574

Fui voar o modelo. Lancei da mão algumas vezes para trimar e partí para o motor.
Primeiro vôo: Dia de chuva e vento mas a vontade era grande de voar, lancei. A subida impressiona muito. Esperava que fosse lento mas em 5s o modelo já estava muito alto, o combustível acabou e o planeio estava quase perfeito. O modelo determalizou 30s após o corte e pousou bem porém longe devido ao vento.

Segundo vôo: A subida foi parecida mas o modelo inverteu logo após os 5s (que estava usando como teste) mergulhou um monte mas entrou num bom planeio, ótimo dia.

Continuei os testes vôo assim acabei por destruir o modelo depois deste inverter na subida e entrar com motor aberto no chão! A trimagem é bem crítica nestes modelos mesmo, um RC DT pode ser um boa pedida.

As plantas estão disponíveis, caso as deseje envie um e-mail para alexandrefcruz@gmail.com