Selig - Construção

 O Selig surgiu depois de eu ir para o campeonato nacional argentino e ver como voam bem os modelos feitos pelos nossos hermanos, vários usando o perfil Selig 4083. Resolvi fazer a minha versão, menos área de fuselagem, empenagem um pouco mais fina e menor com braço um pouco maior, perfil S4083 e muuuita resistência para poder voar lastreado em dias de muito vento.

 A planta está disponível para quem quiser construir ou mandar cortar as peças a laser. O Beto pediu para que um modelo fosse cortado e construiu o "kit". Abaixo veja a fuselagem, com assoalho de compensado 1/32" e laterais de 1/16" sendo construída:
Veja a empenagem, varetas principais de 6mm x 1/8" (recomendo aumentar para 8mm) e de 2mm x 1/8" nas secundárias. O estabilizador pode ser construído como peça única depois cortado e colado no ângulo correto:


 Na foto abaixo o modelo já recebeu o nariz e foi lixado, o canopy é feito a partir de 4 chapas de 1/8" e lixado até atingir o formato desejado:

Na asa o bordo de fuga deve ser lixado até se tornar um triângulo, as nervuras são fixadas então na alma frontal e na alma central (isso garante o alinhamento) e depois no bordo de fuga. As longarinas de 3mm x 3mm são então adicionadas, coloca-se uma tira de 0.3mm de fibra de carbono (ou usa-se tubos quadrados de carbono).

Adiciona-se o bordo de fuga e repete-se o processo para as pontas (asa em 3 painéis), em seguida devem ser colados os shear webs (balsa com fibras na vertical entre as longarinas):

Chapea-se os paineís com balsa de 1/16" o que aumenta muuuito a resitência. Cortam-se as nervuras de junção para se colar o joiner:
Juntam-se os painéis e asa deve ficar assim:

Postagens mais visitadas deste blog

Entendendo o projeto do Tera

Casa Aerobrás

Testando o primeiro prototipo do Tera V5

Enigma F5J

Voando o Tera V5 SN5002

Volo F5J

Anônimo E minitermico

Cross - Minitermico

Pupul