Voando o Tera V5 SN5002

O novo Tera V5 tem algumas modificacoes em relacao aos anteriores que sao percebidas em voo. Se construida adequadamente, a nova estrutura, em balsa apenas, é rígida e resiste a qualquer esforco gerado em voo mesmo com motor à pleno, logo nao há com o que se preocupar.


Primeiro a envergadura e alongamento maiores ficam evidentes, principalmente quando se voa distante. O leme maior aliado às pontas de asa se destacam assim reconhecer a atitude do modelo é mais fácil do que nas versoes anteriores.

A vantagem aerodinamica da nova asa vai ficando aparente ao longo do voo a medida que o cronometro avanca. Em especial em dias fracos em que planeios longos ee afundamentos baixos sao necessarios o modelo supera o desempenho dos anteriores.

A combinacao de menor diedro no painel principal, diedro acentuado e amplo comando de aileron com compensacao de leme nas pontas deixou o modelo esperto mas estavel. Isso quer dizer que o modelo tende a manter a inclinacao das asas durante as curvas o que deixa o voo termal muito facil e prazeroso.

Os flaps, ah... os flaps! Essa é a grande novidade em relacao ao Teras anteriores. Os flaps permitem regular o modelo para um envelope de velocidade maior do que o modelo fixo. O meu modelo esta trimado um pouco picado e com flaps 1mm negativos com o stick no topo (eu uso flaps no stick to motor). Quando reduzo o todo o stick, os aileron e os flaps baixam. 3mm para os ailerons, o dobro para os flaps e o trim fica ligeiramente cabrado. Agora o modelo está muito sensível ao ar e capaz de fazer curvas apertadas. Com o stick no meio do caminho o modelo está com medade do camber descrito e trimado para o menor afundamento logo boia muito bem.

 As vantagens em voo sao discutiveis se valem os 4 servos na asa, mais mecanismos, fios e um pouco mais de peso mas o pouso nao! Com os flaps baixando 60 graus no centro e os ailerons subindo 60% do curso o modelo descelera e afunda rápido o que facilita muito o pouso de precisao.

O Tera V5 cumpre a missao de ser um modelo docil porém com maior desempenho que seus antepacados e capaz de treinar todas as caracteristicas do voos de F5J. O modelo é otimizado para construcao simples, eletronica barata, producao em serie e emprega apenas materiais amplamente disponiveis no Brasil.

Espero que se divirtam, eu gostei tanto que tenho voado quase todo dia!


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