Tera V3


O Tera V2 foi um sucesso, mas as pecas de fibra de carbono restringem muito a capacidade de produzir os modelos no Brasil. Assim, desenhei um modelo com materiais disponíveis no Brasil mantendo as mesmas características aerodinâmicas.

O protótipo do modelo ficou bom, 40g mais pesado que o V2. Acho que é possível reduzir pelo menos 20g nos próximos, mas como o uso de balsa aumentou, o modelo é muito dependente da qualidade deste material.

O kit ganhou algumas melhorias que vieram do V2 como um reforco na cauda, onde comeca o profundor. A baioneta, de fibra de vidro, é colada na fuselagem e ficou mais robusta do que o tubo de 7mm de carbono, a tampinha da bateria foi movida para cima para melhorar o acesso etc...

A propulsao, como o V2, vem de um motor de 28mm de diâmetro e 50g e 1200Kv, hélice 9x5 dobrável, ESC de 18A, bateria 3S 850 e 4 servos HXT900.

A construcao leva um pouco mais de tempo pela necessidade de chapear o bordo de ataque e ajustar a baioneta, mas a disponibilidade de materiais e o custo um pouco mais baixo compensam.



-Atualizacao-

O modelo é um sucesso. O número de serie 400 foi entregue e imagino ser o planador mais popular do Brasil!

Vários vídeos foram feitos sobre ele, procure no Youtube por Tera V3:

https://youtu.be/HH7xrHYPV90



Postagens mais visitadas deste blog

Entendendo o projeto do Tera

Casa Aerobrás

Testando o primeiro prototipo do Tera V5

Enigma F5J

Voando o Tera V5 SN5002

Volo F5J

Anônimo E minitermico

Cross - Minitermico

Pupul