QX 7, meu rádio



As vezes me perguntam qual rádio eu uso nos planadores F5J já que sao modelos caros e que pedem longo alcance.

Eu nao pretendo defender uma marca ou condenar outra. Nos últimos 15 anos eu usei o mesm Futaba 9 CAP, no comeco em 72mHz e depois com modulo FrSky.

O Futabinha ficou velho, já nao estava confiável e me convenci a trocar. Comprei um FRSky QX7. Mantive a marca FrSky pois nunca tive problemas de transmissao com equipamentos deles e achei vantajoso o rádio operar com Open TX.

O Hardware é bem barato e pode ser comprado por uma fracao de um rádio de marca famosa:
Deixe de ser pao duro, ponha mao na massa e troque is os sticks, que nao sao ideiais por esses:

Eu achei que aprender o Open TX saria rapidinho mas, na verdade, me custou alguns dias para entende-lo e fazer funcionar no F5J. Depois do choque inicial eu posso afirmar com todas as letras É FANTÁSTICO!!!!


O software permite fazer qualquer coisa, realmente qualquer coisa. É possível fazer timers atuarem no modelo (como o corte de motor após 30s), é possível configurar telemetria com condicoes para ativar botoes (como altitude após 10s), é possível programar tudo individualmente e até rodar scripts de programas.

Claro que nada disso vem sem um custo, a complexidade. A comparacao do open TX com outros softwares é como Lego e outros brinquedos. Assim como Lego o open TX é feito de pequenos e simples elementos que se combinam para fazer as funcoes complexas. 
E.g. se voce quer um tabuleiro é mais fácil comprar um jogo de xadrez do que Lego e construir um. Mas, se voce quer um tabuleiro muito especifico o Lego pode ser a única forma de chegar lá. 

Resumindo com algum trabalho é possível ter um rádio super poderoso, com excelente protocolo de transmissao por menos de €200.

Postagens mais visitadas deste blog

Entendendo o projeto do Tera

Casa Aerobrás

Testando o primeiro prototipo do Tera V5

Enigma F5J

Voando o Tera V5 SN5002

Volo F5J

Anônimo E minitermico

Cross - Minitermico

Pupul