Simplex MT

Depois de um bom tempo sem atualizações volto a postar meus projetos

O Simplex foi pensado e projetado para o iniciante em planadorismo. Como todo Minitérmico, o Simplex usa apenas 2 canais e deve ser lançado por hi-start. Com as premissas de construção rápida e muito simples, uso de materiais comuns e baixo custo de aquisição desenhei este modelo.


Achei conveniente fazer uso de asas de isopor pelo custo e pela velocidade de construção. A rigidez vem de uma longarina em caixote de balsa que também resiste à torção. Na foto abaixo a longarina está carregada com o equivalente a 16Gs:
O aerofólio e a geometria da asa foram criados para receber esta longarina e manter as boas características de vôo do S4083. A fuselagem é toda em balsa 1/8" com fundo plano para facilitar a construção. Ao final dos desenhos o modelo ficou com esta cara:

O baixo número de peças contribui para a facilidade de construção:

A fuselagem se constrói como segue (note que algumas peças são robustas para que resistam ao processo de aprendizagem):


Após a colagem as laterais no assoalho cole o nariz. Cole também as cavernas que são um sanduíche de balsa e compensado:
Cole o canopy. Em seguida usando uma lixa ou plaina dê formato ao nariz do modelo:


Corte o canopy com uma serrinha e um estilete

Passe as varetas de fibra de vidro de 1.5mm antes de colar a parte superior da fuselagem:
Para construção da empenagem cole as peças cortas a laser como segue:
ASA
Toda a montagem da asa foi feita com cola branca. Uso de cola epoxi produz resultados melhores porém não se mostraram necessários.
Cole a parte superior da longarina (mesa) na asa, não deixe faltar cola:

Cole as almas tanto na mesa quanto no isopor da asa, em seguida cole a mesa inferior (a mesa inferior deverá ser desbastada em aproximadamente 0.8mm para acompanhar o desenho do aerofólio):

Corte do excesso de isopor:

Desenhe, corte e lixe as ponteiras da asa (opcional):

Cole a vareta de fibra de vidro de 1.5mm no bordo de ataque da asa (recomenda-se uso de epoxi). Corte a asa de isopor e a longarina entre os encaixes cortados nas almas e mesas (450mm do centro em direção a ponta):

Apoiando sobre uma mesa com quina, lixe a asa no ângulo do diedro (17 graus). Cole os joiners (balsa+fibra de vidro nas pontas e balsa+fibra de vidro+fibra de vidro+balsa no centro):

Insira-os com cola epoxi na longarina e junte os paineis:

Corte tiras de papel sulfite e as cole com cola branca (encharque o papel) nas junções. Agora é só colar a empenagem e linkar o modelo!



O kit do modelo cortado, a laser e asas em CNC, está disponível em http://www.flyingcircus.com.br/ por algo em torno de R$ 90,00. Caso queira cortar seu modelo em outro lugar os desenhos estão disponíveis.

----------------Atualização---------------

O Marcelo Blumm voou este modelo na Copa Verão 2012 e conseguiu um respeitável 7 lugar na sua estreia em competições!

Postagens mais visitadas deste blog

Entendendo o projeto do Tera

Casa Aerobrás

Testando o primeiro prototipo do Tera V5

Enigma F5J

Voando o Tera V5 SN5002

Volo F5J

Anônimo E minitermico

Cross - Minitermico

Pupul