domingo, 25 de julho de 2010

JW 36"

 Comprei este kit faz algum tempo no Rcgroups.com mas como estava mais interessado em voar térmicas não o montei. O modelo tem 36" (91cm) de envergadura é fabricado pela L2 Airframes l2airframes@cox.net

 O material incluso no kit está na foto ao lado: painéis de asa em EPP, nariz em EPP, leme em polionda 4mm, elevons em balsa média, longarina de carbono, longarina em spruce, linkagens e o manual. Considerando a qualidade, o preço do kit e o material utilizado não vale a pena nem considerar em fazer o modelo de outra, se é que é possível pois nunca ví EPP como este por aqui.

Agora que é época de ventos fortes resolvi contruir o modelinho Vamos a construção segundo manual:
Colei as metades das asas, abri o centro para encaixe do joiner (o rasgo para colocar a longarina já vem feito) e colei a longarina de tubo carbono, de 5mm de diâmetro, com epoxi 12min:

Cortei e arredondei as pontas, colei a vareta de spruce no bordo de fuga com epoxi e lixei tudo para ficar o mais liso possível:

Abri os buracos do servo e do receptor usando uma fresa e dremel, funciona muito bem. Abri também o caminho para os fios do servo e da antena:
 Para manter os servos firmes na asa, já que o EPP é muito pouco resistente à compressão vou usar uma técnica que ví no RCG: Coloca-se bastante cola epoxi no buraco do servo, usa-se um plástico como desmoldante e coloca-se o sevo no lugar. Desta forma a epoxi vai preencher as imperfeições do corte e formar uma casca dura que impede o servo de movimentar quando está fazendo muita força. Eu tentei tanto com sacola de supermercado quanto com fita de empacotar, o resultado ficou parecido mas a fita é beeem mais fácil de desmoldar.










Ficou assim depois de curado (não está perfeito mas serve):

Finalmente montei a fuselagem na asa para verificar o encaixe, note também o servo que será usado, JR 285 já que esses modelos pedem servos precisos e muito robustos:










Instalei os servos e a fiação. Os servos foram colado usando epoxi (sai relativamente fácil da caixa do servo). O caminho dos fio foi feito usando a fresa da Dremel. Coloquei os reforços também como manda o manual: primeiro uma camada de cola em spray 3M 77 na asa toda, depois fita filamentosa 3M de 2" de largura no centro, pontas, bordos e na região dos servos:

 
Passei para a entelagem da asa. Aproveitando a fita e a camada de 3M 77 que fica na asa a entelei com monokote branco e missile red:

Entelei e coloquei os elevons de balsa. A dobradiça é feita com fita, coloca-se uma tira no intradorso e posiciona-se o elevon com um gap de 4mm. Depois coloca-se fita no extradorso e aproxima-se o elevon do bordo da asa assim as fitas colam entre sí e eliminam as folgas e gaps:

Gostei do esquema, deu tum trabalhino mas ficou legal. Entelar sobre fita com curvas compostas obviamente não produz resultados como entelar sobre balsa mas de forma geral fica bom. O peso final do modelo é 440g (60g de chumbo para acertar o CG, já previsto). Só falta colocar para virar DS!