Vale Tudo - Construindo a prateleira

 O Vale Tudo está em sua XIV edição e será promovido na UCA no dia 30-05-2010. A regra basicamente é:
 - Peso mínimo em grama é igual a quatro vezes a envergadura em centímetros
 - Batria de lítio de no máximo 90g
 - Hélice e trem de pouso fixo
 - Bonus de 10% para old timers ou modelos escala
 - Ganha quem voar mais tempo

Mais das regras e competidores aqui: http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=83766&postdays=&postorder=asc&start=0

 Levando em consideração o intuito da prova e a limitação de hélice e trem fixos resolvi apostar num modelo de não faz uso de térmicas para aumentar o tempo de vôo.

Como a envergadura fixa o peso mínimo, a menor potencia para se voar se dá com a menor envergadura, 90cm. Contudo, 90cm é uma asa relativamente pequena e pouco eficiente, um monoplano precisaria de mais de 20cm de corda para ser competitivo. Calculei então um biplano e consegui reduzir a potencia necessária em 25% reduzindo a corda de cada asa mas aumentando a área (soma). Tentei então um triplano e esse deve ter ganho de 15% em relãção ao biplano, assim meu modelo será um triplano de 90cm de envergadura, a PRATELEIRA.

Construir uma asa já leva algum tempo, construir três é beeem pior. Por isso optei por cortar as nervuras a laser e usar uma construção muito simples. Veja as peças do quebra cabeça e as nervuras coladas no bordo de fuga:



Usei um tubo quadrado de 4x4mm de carbono como longarina. Adicionei o bordo de ataque e a vareta que apoia a entelegem, só me falta 5 dessas e mais 6 do centro:



Construí o profundor e o suporte das asas com rotores danificados de helicopteros, o perfil fino e preciso ajuda a reduzir o arrasto.

Postagens mais visitadas deste blog

Entendendo o projeto do Tera

Casa Aerobrás

Testando o primeiro prototipo do Tera V5

Enigma F5J

Voando o Tera V5 SN5002

Volo F5J

Anônimo E minitermico

Cross - Minitermico

Pupul