Swing modificado para DLG


O Swing é um planador de fabricado pela Kyosho. O modelo original foi meu primeiro minitérmico e como comentei apanhava feio dos modelos de competição.

Ao mesmo tempo ví um pessoal voando DLG (Discus Launch Glider) e todos comentavam sobre os riscos de se bater a ponta da asa no chão.

Decidi então montar um modelo que eu pudesse usar para praticar o lançamento. O Swing estava parado em casa sem mas razão de ser voado. A fuselagem definitivamente não resistiria ao lançamento em disco mas asa parecia muito rígida e e com aerofólio de baixo arrasto.

A fuselagem, do nariz até a empenagem, do modelo é um gomo de uma vara de pesca Daiwa de 3m, as duas metades a asa se unem com o tubo no meio, tudo devidamente colado e preenchido com reforços de balsa. Fiz uma empenagem de balsa leve 1/16" e usei o próprio tubo da fuselagem para prender os servos e a bateria. Fiz então uma carenagem de balsa revetida com fita que pode ser bem mole já que todos os esforços são resitidos pelo tudo de vara de pesca. Note os servos instalados na asa, não na fuselagem.


Não instalei o peg na ponta da asa para evitar lançar o modelo forte demais e rompê-lo. Para minha surpresa o modelo voa muito bem e pode ser lançado com muita força. Voei muito este modelo como forma de praticar a técnica de lançamento e realmente aprendi bastante.

Aconselho a todos aqueles que pretendem voar DLG que comecem com um modelo de 1.2m de envergadura antes de partir para modelos como este: http://www.momentum-mt.se/StaticContent.aspx?pageid=619. Sem o domínio da técnica é muito fácil acertar o chão com a ponta da asa e destruir o modelo logo nos primeiros lançamentos.

O Swing modificado foi doado completo (com servos, bateria e RX) a um garoto de Maringá que está dando os primeiros passos no planadorismo RC. Construí então o Gambi para que os iniciantes possam voar. Nele
o meu irmão e mais uma pessoa já aprenderam como lançar DLGs. O modelo é muito simples de construir e usa longarina de balsa com um pequeno reforço em carbono; a fuselagem é de balsa também e deve receber uma camada de fibra para aumentar sua resistência. O mais divertido deste modelo é que ele pode ser lançado FULL POWER e assim voar mais 1:10 batendo modelos renomados como o Gambler em http://wrightbrothersrc.com/gallery/gamblerag.htm. Se quiser voar ou construir este modelo por favor não hesite me contatar em alexandrefcruz@gmail.com

Postagens mais visitadas deste blog

Entendendo o projeto do Tera

Casa Aerobrás

Testando o primeiro prototipo do Tera V5

Enigma F5J

Voando o Tera V5 SN5002

Volo F5J

Anônimo E minitermico

Cross - Minitermico

Pupul