Asinha 0.049

 Recomecei a voar vcc. Para evitar lenhar um modelo sofisticado ou trabalhoso de se construir, aproveitei um motor COX 0.049 de mais de 10 anos de idade que estava sobrando em casa. Desenhei rapidamente uma asinha no estilo das de combate antigas. Acabei colocando um leme para ajudar a esticar o cabo.

 A asinha é bem simples, custou 20 reais a madeira e o serviço de corte a laser. Praticamente a asa não tem segredos exceto pelo tanque que DEVE ser de bexiga, nesse caso tripa de mico número 200, para evitar bolhas e garantir o fluxo de combustível em qualquer posição.

A asa pesa 120g e com os cabos são da COX de 9m sobra motor para subir e fazer a maioria das manobras de vcc. Esse vídeo dá uma idéia de como voam esses modelinhos: http://www.youtube.com/watch?v=PazRfz_BLb4

Dicas:

O maior problema deste modelo é certamente o motor. Contudo, com algumas precauções, além do motor, é possível se divertir muito:
1- Faça um pack de bateria com 1.5V ou 1.2V e muita capacidade (mais de 2000mAh) com um bom clip que trave bem na vela
2- Tenha uma seringa boa, tanto para abastecer o tanque com pressão quanto para injetar combustível no motor antes de partir
3- Use veda rosca (firlon) na agulha do motor, isso evita que a regulagem mude ao longo do vôo
4- Certifique-se que a vela está apertada, ela costuma soltar com o tempo
5-Use hélices pequenas como as 5x3 ou menores
6-Amacie o motor numa bancada, um starter pode ajudar muito também.

Os motores COX ainda podem ser comprados nesse site http://coxengines.ca/ onde também há cabos, acessórios e ferramentas. O modelo cumpriu bem sua missão, além de ser divertido brincar com os motores COX,consegui relembrar muito da habilidade necessária a voar vcc. Ainda tenho muito à aprender mas pelo menos me sinto muito seguro em voar modelos maiores agora.

Caso queira construir este modelo por favor não hesite em me contactar: alexandrefcruz@gmail.com

Postagens mais visitadas deste blog

Entendendo o projeto do Tera

Casa Aerobrás

Testando o primeiro prototipo do Tera V5

Enigma F5J

Voando o Tera V5 SN5002

Volo F5J

Anônimo E minitermico

Cross - Minitermico

Pupul